Como funciona o mundial de clubes

Published: 13th novembro 2019
Author: Matheus Bastos
Last Updated: 26th junho 2023
Como funciona o mundial de clubes

A Copa do Mundo de Clubes é uma competição anual, com os vencedores da maior competição de cada continente enfrentando um evento do tipo ‘campeões de campeões’. A competição foi formada em 2000, no entanto, o formato como o conhecemos agora entrou em vigor em 2005.

Para exemplificar, o representante da Europa, é o melhor time da europa na temporada, o vencedor da Liga dos Campeões que aconteceu naquele ano e os vencedores dos torneios na Ásia, América do Sul, América do Norte, África e ásia também participarão.

Tabela de Conteúdos

Formato

Alguns meses antes da competição começar, é realizado um sorteio que decide as equipes que se enfrentam nas primeiras fases da competição. Normalmente, o vencedor da Copa Libertadores e Champions League já possuem vaga garantida nas semifinais e apenas esperam os adversários para um confronto.

Existem 4 fases nesse torneio que irão mostrando os melhores para a qualificação. Normalmente é dividida em: Primeira fase, segunda fase, Semifinais e Final. Todos os anos, sete equipes se classificam para o Mundial e disputam pelo tão sonhado troféu.

Mundial de Clubes 2023

O Mundial de clubes 2023 acontece no marrocos no mês de fevereiro e conta com clubes muito famosos internacionalmente, como Flamengo e Real Madrid.

No total, sete equipes participarão da competição que começa no dia 01/02 e vai até o dia 11/02, são elas: Al Ahly, Auckland City, Wydad AC, Al-Hilal, Seattle Sounders, Flamengo e Real Madrid.

A final do Mundial de clubes acontecerá no estádio Príncipe Moulay Abdellah, que fica localizado em Rabat, capital de Marrocos. Os fãs de esportes que desejam assistir a competição poderão acompanhar todos os jogos pelo SporTV, Globoplay, Globo e Cazé TV.

Curiosidades

27 diferentes nações já foram representadas na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A presença do Atlético Nacional e Mamelodi Sundowns na edição 2016 acrescentou a Colombia e a África do Sul na lista até que, em 2017, os Emirados Árabes foi adicionado a esta lista que não para de crescer. O Brasil e o México tem a maior

variedade de participantes, com sete times, seguido do Japão com cinco.

16 anos de idade faz do David Brown, do Auckland City, o jogador mais jovem do torneio na edição de 2012.

5 finais consecutivas entre Europa e América do Sul foram interrompidas pelo TP Mazembe em 2010 com a vitória sobre o Internacional de Porto Alegre nas semifinais.

Cristiano Ronaldo com 1 gol na edição de 2008 (Manchester United), 4 na edição de 2016 (Real Madrid), e 2 em 2017 (Real Madrid), totalizando 7 gols, é o maior artilheiro de todos os tempos do Mundial de Clubes. César Delgado, do Monterrey (MEX), Lionel Messi e Luis Suárez, ambos do FC Barcelona, estão em segundo lugar na artilharia da história do torneio.

O Western Sydney Wandereres, da Austrália, é o clube mais novo a participar de uma edição do Mundial; foi fundado em abril de 2012 com participação em 2014; O Auckland City, da Nova Zelândia, é o segundo clube mais novo; foi fundado no ano de 2004 e participou, pela primeira vez, da edição de 2006.