Como funciona o Brasileirão?
Author: Matheus Bastos
Last Updated: 26th junho 2023
O futebol está no sangue do povo brasileiro: o esporte que virou um dos sinônimos do país tem como sua maior competição o campeonato brasileiro de futebol. A competição coloca frente a frente os melhores clubes do país a cada ano, e já passou por mudanças que a aperfeiçoaram, equilibrando a disputa e valorizando a regularidade.
Para entender melhor o futebol brasileiro, é preciso aprender mais sobre o campeonato brasileiro de futebol. Nesse artigo você verá todas as informações sobre um dos campeonatos mais disputados do planeta.
Devido às peculiaridades históricas e ao grande tamanho geográfico do país, o Brasil tem uma história relativamente curta de competições nacionais de futebol. Somente em 1959, com os avanços da aviação civil e do transporte aéreo e a necessidade de nomear um representante brasileiro para a primeira edição da Copa Libertadores, foi criado um torneio nacional, o Taça Brasil. Em 1967, o Torneio Rio-São Paulo foi ampliado para incluir equipes de outros estados, tornando-se o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que também foi considerado um torneio nacional. O primeiro Campeonato Brasileiro com esse nome foi realizado em 1989. Antes disso, apenas as temporadas pós-1971 eram consideradas Campeonato Brasileiro. Em 2010, os torneios nacionais de 1959 e 1970 – Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa – foram unificados pela Confederação Brasileira de Futebol na história do campeonato brasileiro, mas catalogados com o nome original nas estatísticas, eles conferem o mesmo título, apesar de serem diferentes competições.
Como o campeonato brasileiro funciona?
O Campeonato Brasileiro é uma das ligas mais fortes do mundo; contém o maior número de títulos de campeões mundiais de clubes, com 10 campeonatos conquistados em seis clubes, e o segundo maior título da Copa Libertadores, com 17 títulos conquistados em 10 clubes. A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) classificou a liga em quarto lugar em força no período 2001-12, depois da Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha) e Serie A (Itália). O Campeonato Brasileiro é a liga de futebol mais assistida nas Américas e um dos mais expostos do mundo, transmitido em 155 países. É também um dos campeonatos mais ricos do mundo, classificado como o sexto mais valioso, com um valor superior a US $ 1,43 bilhão, gerando um faturamento anual de mais de US $ 1,17 bilhão em 2012.
Desde 1959, um total de 156 clubes jogou no Campeonato Brasileiro. Dezessete clubes foram coroados campeões brasileiros de futebol, doze dos quais conquistaram o título mais de uma vez. O Palmeiras é o clube de maior sucesso do Campeonato Brasileiro, tendo vencido a competição dez vezes, incluindo a edição mais recente (2018), seguido por Santos com oito títulos, Corinthians com sete títulos e São Paulo com seis títulos. O Santos conquistou cinco títulos consecutivos entre 1961 e 1965, um feito que permanece inigualável. O Estado de São Paulo é o estado de maior sucesso, acumulando 31 títulos entre cinco clubes.
Formato
Existem 20 clubes no Brasileirão. Durante uma temporada (de maio a dezembro), cada clube joga os outros duas vezes (um sistema duplo de jogos), uma vez em seu estádio e outra em seus adversários, por um total de 38 jogos. As equipes recebem três pontos por vitória e um ponto por empate. Nenhum ponto é concedido por uma perda. As equipes são classificadas por total de pontos, vitórias, diferença de gols e gols marcados. No final de cada temporada, o clube com mais pontos é coroado campeão. Se os pontos são iguais entre dois ou mais clubes, as regras são:
Se o empate for entre mais de dois clubes que não competem pelo título ou rebaixamento nacional, o empate será interrompido, usando os jogos que os clubes disputaram entre si:
- Maioria dos jogos vencidos
- Diferença total de objetivos
- Total de gols marcados
- Histórico de confrontos diretos (com a regra de gols fora de vigor em vigor se apenas dois clubes forem considerados)
Se o empate ainda não estiver quebrado, o vencedor será determinado pelas escalas do Fair Play.
- Menos cartões amarelos
- Menos cartões vermelhos
Se houver empate no campeonato, no rebaixamento ou na qualificação para outras competições, as escalas do Fair Play não serão levadas em consideração; uma partida de play-off em um local neutro decide a classificação. Caso contrário, um sorteio determinará as posições finais.
Um sistema de promoção e rebaixamento existe entre o Brasileirão e a Série B. As quatro equipes mais baixas do Brasileirão são rebaixadas para a Série B, e as quatro melhores equipes da Série B são promovidas para o Brasileirão.
Qualificados para competições internacionais
Desde a edição de 2016, os seis principais clubes do Brasileirão se classificam para a Copa Libertadores do próximo ano. Os quatro principais clubes entram diretamente na fase de grupos. O quinto e o sexto colocados entram na Libertadores na segunda rodada e devem vencer duas etapas eliminatórias para entrar na fase de grupos.
Os clubes brasileiros também podem se qualificar para a próxima fase de grupos da Copa Libertadores vencendo a Copa do Brasil ou uma competição continental (Copa Sul-americana ou Copa Libertadores). Se os vencedores da Copa do Brasil terminarem o Brasileirão entre os seis primeiros, ou se um clube brasileiro vencer a Sul-americana e terminar o Brasileirão entre os seis primeiros, ou se um clube brasileiro vencer a Libertadores e terminar o Brasileirão entre os seis primeiros, os demais lugares da Libertadores serão os próximos melhores finalizadores colocados no Brasileirão. Assim, é possível que o sétimo, oitavo e até o nono lugar se classifiquem na primeira rodada da Copa Libertadores.
Também desde a edição de 2016, os clubes da sétima para a décima segunda colocação no Brasileirão se classificam para a Copa Sul-americana do próximo ano. Mas, como explicado acima, dependendo dos resultados da Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-americana, é possível que o décimo terceiro, décimo quarto e até o décimo quinto clube se classifiquem para a Copa Sul-americana. Portanto, o Brasileirão pode qualificar pelo menos doze e até muito mais de quinze clubes para competições continentais em uma única temporada.
Você já está aprendendo como funciona o Brasileirão, então que tal também entender como funciona a copa libertadores?
Tudo sobre o Brasileirão:
Curiosidades
Desde 1959, o Campeonato Brasileiro já consagrou 17 clubes diferentes como campeão brasileiro: Palmeiras (10 vezes); Santos (8 vezes); Corinthians (7 vezes); São Paulo (6 vezes); Flamengo (5 vezes); Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama (4 vezes cada); Internacional (3 vezes); Bahia, Botafogo e Grêmio (2 vezes cada); Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Coritiba, Guarani e Sport (1 vez cada). A partir da adoção dos pontos corridos, foram 7, os clubes campeões: Corinthians (4 vezes); Cruzeiro e São Paulo (3 vezes cada); Fluminense e Palmeiras (2 vezes cada); Flamengo e Santos (1 vez cada).